sexta-feira, 23 de maio de 2008

TRAJES

CLASSIFICAÇÃO DOS TRAJES :

Traje Atual : É o usado hoje, no dia a dia .


Traje de Época : São considerados históricos

Ex: estancieiro, gaúcho primitivo, gaúcho da época Farroupilha, que são de uso exclusivamente masculinos

Traje folclórico : É o criado e usado por grupos de cultura gráfica , é o traje típico de uma região , mesmo que tenha se originado de uma idéia elementar usado por diferentes povos com características grupais e locais

Ex: chiripá andino e pampeano com o poncho, peças folclóricas de origens indígenas , como chiripá , ponchos , faixas.

A mulher gaúcha nunca teve traje folclórico, mas apenas algumas peças herdadas das açorianas,primeiras mulheres a surgirem no território sul-rio-grandense( fins do séc. XVIII ), cujo traje consisitia em saia franzida a meia canela, camisa branca de mangas compridas, colete abotoado a frente, fichu de ombros, chinelas ou tamancos. Destas peças, continuaram em uso, entre os gaúchos, o xaile e o avental ( usado por vários grupos étnicos, no RS ).

No séc. XVIII , as mulheres usavam cores harmoniosas e claras .
A mulher gaúcha urbana obedeceu à moda, sendo que a mulher rural vestia-se com simplicidade.

O vestido de prenda , é uma criação do http://www.mtg.org.br/, a partir de 1948 , para que pudesse combinar com o traje atual dos peões.






















...................................................................................................................................................................................
TRAJE ATUAL

PRENDA ADULTA :
Deve representar a mesma classe social do homem
  1. Saia : com a barra no peito do pé, godê, meio-godê, ou em panos
  2. Casaquinho ou blusa : de mangas longas , três quartos,ou até o cotovelo, (vedado o uso de mangas estilo "boca de sino" ),decote pequeno, sem expor os ombros e os seios, podendo ter gola ou não.

  3. Tecido : lisos e mais encorpados, sem enfeites dourados, prateados , cores harmoniosas e lisas, esquecendo as cores fortes, vivas, berrantes e cítricas , nunca usar preto, nem nos detalhes, nem as combinações com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.

  4. Vestido : Inteiro e cortado na cintura ou de cadeirão ou ainda corte princesa, com a barra da saia no peito do pé, corte godê , meio godê, franzido com ou sem babados, o vestido de cor branca são usados por noivas e debutantes.

  5. Enfeites : rendas, bordados, fitas, passa-fitas, gregas, viés, transelin, crochê, nervuras, plissê, favos. É permitida pintura miúda .

  6. Saia de armação : Leve e discreta na cor branca, evitar excesso de armação, o comprimento deve ser inferior ao do vestido.

  7. Bombachinha : Branca, de tecido leve, com enfeite de rendas discretas, abaixo do joelho.

  8. Meias : de cor branca ou bege e longas, o suficiente para não permitir a nudez das pernas.

  9. Sapato : Nas cores preto, marrom ou bege, com salto 5 ou meio salto, com tiras sobre o peito do pé, que abotoe do lado de fora , ou botinhas preta ou marrom-escuro.

  10. Cabelo : Sempre semipresos ou em tranças, enfeitados com flores naturais ou artificiais, sem brilho

  11. Maquiagem : Discreta e de acordo com a idade e o momento social.

TRAJE ATUAL

PEÃO ADULTO

  1. Bombacha : de brim, linho, tergal, algodão ou tecido mesclado, de cor clara ou escura, pode ser liso, listradinho ou xadrez discreto, cós largo, dois bolsos, com punho abotoado no tornozelo. O uso de favos e enfeites de botões depende da tradição regional.
  2. Camisa : algodão,tricolina, viscose, linho ou vigela, pode ser lisa ou riscado discreto, cores sóbrias, claras e neutras, mangas longas em ocasião socios-formais, como festividades, cerimônias; e mangas curtas para o cotidiano, camisetas de malha ou camisa gola polo são aceitas exclusivamente para situações informais e não representativas

  3. Botas : cano até o joelho , vedado o uso de botas brancas

  4. Colete : se usar paletó poderá dispensar o colete . O modelo tradicional deverá ser do mesmo tecido e cor da bombacha, sem mangas e sem gola, abotoado na frente com a parte posterior (costas) em tecido diferente , leve de uma só cor, no comprimento atém a altura da cintura, ajustado com fivela.

  5. Guaiaca : Lisa, com uma ou duas fivelas, bolso em número de um a três.

  6. Chapéu : de feltro, copa baixa e aba larga ou ainda copa alta e aba curta( tipo tropeiro) com barbicacho . Por convenção social , o gaúcho não usa chapéu em ambientes fechados. Se dançar com chapéu(em apresentações artísticas), obrigatóriamente deverá retirá-lo após a dança.

  7. Paletó : Usado para ocasiões formais, podendo ser do mesmo tecido da bombacha, na mesma cor ou tom sobre tom.

  8. Lenço : De seda no pescoço, a meia espádua ou aos ombros, lenço pretopu xadrez preto e branco só nos casos de luto.

  9. Faixa : Lisa, na cor vermelha, preta ou bege-cru, com 10 a 12 cm de largura.

  10. Esporas : Peça utilizada nas lidas campeiras , ainda admissível nas representações coreográficas de danças tradicionalistas, jamais utilizar em bailes e fandangos.

0 comentários:

Modified by Blogger Tutorial

Lanceiros da Tradição ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP